Newsletter

Cadastre-se para receber nossa newsletter.



Notícias

Encontro entre Líderes

"Como profissional de relações públicas, respeito o cerimonial e fico quanto tempo for necessário vendo o seu resultado nos eventos e encontros.

Assistindo, desde o começo da transmissão ao encontro entre os líderes dos Estados Unidos e da Coréia do Norte, pode se sentir claramente a força do cerimonial nas relações diplomáticas.

Imagens, suposições e fantasias a parte não se pode negar que é um evento histórico.

E pergunto: se os líderes mundiais, de regimes tão diferentes, que não se misturam como a água é o óleo, entendem a força do cerimonial, das regras protocolares na diplomacia, por que nossas autoridades e empresários o tratam como banal e supérfluo? Alguém está muito errado!

Há pouco tempo, vimos a força protocolar no encontro entre os líderes das duas Coreias.

A escolha do local na área desmilitarizada, o simbolismo dos primeiros passos de Kim Jong-un em direção a Coréia do Sul, até o aperto de mãos, representação internacional da cordialidade, mostraram o trabalho de excelência do cerimonial da Coréia do Sul.

O mesmo se repete na Cidade Estado de Singapura, local estratégico escolhido a dedo, pela neutralidade.

Reparem na reunião que acontece entre os líderes e seus assessores. Até a cenografia, traz a mensagem do cerimonial. O recado dado pelas bandeiras, colocadas inclusive ao lado de cada líder; flores baixas, para facilitar a visibilidade; na cor branca, simbolismo da paz; a largura da mesa, que permite o aperto de mãos, mas deixa os interlocutores a vontade; a montagem estilo interlocução, que facilita a conversação, olho no olho, são itens que otimizam o resultado do encontro. 

Sem dúvida, é a força do cerimonial e do protocolo, e as regras da diplomacia em prol da paz.

Digam o que quiserem, as relações públicas bem aplicadas, com as normas de cerimonial e regras protocolares, trazem resultado. 

Quem dúvida disso?”

Gilda Fleury Meirelles


voltar
Compartilhe:

Rede Sociais

Biblioteca

Copyright ® 2017 CNCP Brasil - Todos os direitos reservados Ícones dryicons.com